Avaliação de Jogos – Pushmo [eShop]

Inicio o novo projeto de Análise Coletiva de jogos com um jogo do eShop que é unanimidade: Pushmo.

Desenvolvido pela Intelligent Systems, responsável por Paper Mario e Fire Emblem, Pushmo tem uma simples premissa: resgatar algumas crianças que ficaram presas no topo de puzzles formados por blocos. Para cumprir sua missão, empurre e puxe esses blocos formando uma “escada” até o lugar onde a criança se encontra. Premissa simples, jogo complexo. O processo de construção do caminho empurrando e puxando os blocos torna-se cada vez mais gratificante à medida que vamos completando os puzzles mais fáceis. Em determinado momento precisamos realmente pensar em nosso próximo passo, pois um movimento ou salto errado e é preciso começar tudo de novo (há um meio de “voltar” alguns segundos no tempo voltando os últimos movimentos). À medida que avançamos, novos ítens são incluídos como as escadas que nos levam de um bloco a outro como se fossem um portal, visto que não estão necessariamente no mesmo bloco e botões e ao serem pisados fazem com que blocos da mesma cor dos botões saltem para frente. Para quem gosta de puzzles, Pushmo irá fazê-lo queimar alguns neurônios.

O efeito 3D está perfeito! Tendo três níveis de profundidade, a posição dos blocos é facilmente identificada com o recurso 3D e construir o caminho até o topo torna-se um trabalho menos árduo. É possível jogar em 2D, porém exige maior precisão nos saltos e muitas vezes não identificamos em que profundidade o bloco está (eu não consigo jogar em 2D).

Outro recurso excelente além do efeito 3D é o Criador de Puzzles. Com ele é possível criar suas próprias fases e distribuir a todos através dos QR Codes. O editor é completo, ou seja, todos os recursos e objetos presentes nos Puzzles do game estão no editor. E para quem pensa que pode criar um puzzle incompleto e distribuir pela internet está enganado. Felizmente só é possível gerar o QR Code para distribuir aos amigos se o puzzle for completado pelo menos uma vez pelo criador. Isso evita que Puzzles pela metade sejam distribuídos, gerando um possível desinteresse de quem busca novas fases para importar. Na internet é possível encontrar muitas fases e super bem feitas (em sua maioria por japoneses). Aqui no Galeria3DS também temos nossos Puzzles exclusivos, feitos pelos usuários.

Resumindo, Pushmo é um título indispensável (e o melhor na minha opinião) do eShop e que vale cada centavo investido. Se você procura um grande desafio, muitas fases para completar e possibilidade de usar a criatividade criando novos puzzles, Pushmo é seu jogo!

Quem tiver algum puzzle original envie para nós.

 Prós:

  • Grande variedade de puzzles;
  • Editor de fases completo;
  • Efeito 3D perfeito;

 Contras:

  • Não encontrei nenhum.

Nota: 5 de 5!

 Preço: R$ 11,99

 Quer contribuir com a Análise Coletiva de Pushmo? Saiba como aqui.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s