Artigo – 3DS! Sinônimo de enjôo, dor de cabeça ou tontura?

Desde que foi exibido pela primeira vez na E3 do ano passado, o Nintendo 3DS passou a ser meu sonho de consumo. Grande admirador do 3D, não conseguia imaginar como seria jogar em terceira dimensão. Se fosse um pouco parecido com os filmes que vemos, já estaria satisfeito.

Após os lançamentos japoneses, europeu e americano do aparelho, li várias notícias de usuários que após alguns minutos de jogo, ficavam enjoados, tontos, com dores de cabeça. Foram muitas as declarações de pessoas com esses sintomas e alguns sites diziam até que os compradores estavam devolvendo o portátil às lojas.

Fiquei preocupado, imaginando se as reações adversas eram verdadeiras ou falsas ou até mesmo exageradas. Com receio, um mês após o lançamento americano do 3DS, estava com meu aparelho em mãos. Era tudo que esperava durante um ano inteiro.

Logo de cara, fiquei fascinado com a capacidade do 3DS: o 3D estava ali, era real, sem óculos e maravilhoso de ser observado. Experimentei um pouco de tudo: realidade aumentada, Face Raiders, Mii Maker, Ghost Reccon. Após 1 hora de uso, meus olhos estavam cansados e um início de dor de cabeça me entristeceu. Começavam os sintomas que tantas pessoas sentiram e que as fizeram desistir do portátil. Frustrado, desliguei-o e fui descançar antes que os sintomas ficassem mais fortes.

Algumas horas depois, decidi que era hora de tentar mais uma vez para ter certeza se eu seria mais uma entre tantas pessoas que teriam o portátil revolucionário da Nintendo, mas não poderia aproveitá-lo com seu principal recurso.

Decidi jogar Ghost Reccon novamente. Pensei nos poucos minutos que conseguiria jogar “sem passar mal”. Para minha surpresa, quando me dei conta, estava a mais de duas horas ininterruptas sem nada acontecer. Achei estranho. No outro dia, joguei muito também e assim aconteceu com todos os outros dias. Não sei se meus olhos na primeira vez não estavam acostumados com o 3D do aparelho, mas fato é que, à partir da primeira vez que joguei o 3DS, consigo olhar para a tela por quanto tempo for necessário: 1, 2, 3 horas sem parar. Sem nada acontecer. Nenhuma dor de cabeça, enjôo, cansaço nos olhos. Nenhum dos sintomas que estão fazendo com que as pessoas não testem o 3DS.

Meu 3DS é a melhor aquisição que fiz nos últimos anos. Deixo meu relato aqui, para todos que assim como eu, tem receio que o dinheiro será mal investido. O 3DS funciona e cansa em um primeiro momento, mas depois que os olhos acostumam com a nova forma de jogar, nada mais acontece além da diversão. Quem o testou por pouco tempo e não sentiu-se bem, dê uma nova oportunidade ao aparelho. Quem não testou, quando tiver oportunidade, teste-o. Vocês não vão se arrepender! Só tendo o aparelho em mãos para conhecer o que ele realmente é capaz.

Nintendo 3DS: Take a look inside =)

Deixe seu comentário

